Vinícolas em São Paulo? Tem, e muitas.
Em São Paulo tem crescido muito o número de vinícolas nos últimos anos. Acredito que isso se deve a crescente demanda pela bebida no país. A pouco tempo, cerca de 15 anos atrás, me lembro que poucos lugares tinham vinhos bons a oferecer, e a preço justo. Hoje encontramos vinhos em qualquer supermercado ou até mesmo em bares, onde a cerveja era totalmente predominante.
É claro que isso se deve a vários fatores, como por exemplo, a internet. Com a internet na mão, qualquer pessoa pode facilmente saber o que está aconcendo no outro lado do mundo, e isso tem despertado a curiosodade de todos, em todos os seguimentos da sociedade. O turismo no mundo se tornou um comércio absolutamente gigantesco, em todos os lugares.
Em São Paulo, não poderia ser diferente. Diversas famílias e empresários tem se dedicado ao mundo do vinho. Existem hoje mais de 60 vinícolas no estado e 55 delas estão mapeadas em 5 Rotas do Vinho:
A Rota do Alta Mogiana fica na Região de Ribeirão Preto e região, que é forte na produção do café, onde hoje possui ao menos 4 vinícolas que estão despontando na produção de uvas de qualidade superior, tendo em vista a altitude e bom clima da região para a produção.
- Vinícola Marchese di Ivrea
- Osteria Vinícola Biagi
- Arcano
- Vinícola Terras Altas
Situada em São Roque e região, a Rotas dos Bandeirantes possui pelo menos 13 vinícolas, sendo bastante famosa e conhecida no estado pelos diversos restaurantes e passeios disponíveis na região. Conta com diversos pequenos produtores produtores e outros também já consagrados.
- Vinhos Alma Galiza
- Vinhos Frank
- Quinta do Olivardo
- Vinhos RilaVida
- Bella Quinta Vinhos Finos
- Vinícola Casa da árvore
- Vinícola Góes
- Vinícola XV de Novembro
- Vinhos Bella Aurora
- Vinícola Palmeiras
- Quinta dos Guimarâes
- Ferreira & Passero Vinhos
- Vila Don Patto
- Rota do Circuito das Frutas
Jundiaí é conhecida pelo microclima, por isso pode produzir vinhos bem diferentes uns dos outros, com sabores bem marcantes. A região tem mais de 17 vinícolas, que usam desde técnicas modernas a técnicas bem tradicionais de vinificação.
- Adega Maziero
- Adega e Restaurante Beraldo di Cale
- Adega Família Ferragut
- Adega Fontebasso
- Vinícola Adega MArquesim
- Adega Sibinel
- Bramasole Vinho de boutique
- Vinícola Castanho
- Vinícola do Português
- Casa Martins
- Vinícola Micheletto
- Adega Oliveira
- Vinícola Saccomani
- Vinícola Villa Tordin
- Casa de Pizzo
- Casa Cereser
- Vinícola Galvão
Acredito que das 5 Rotas, essa Rota da Serra dos Encontros, localizada em Espítito Santo do Pinhal e regiçao, seja a mais famosa/ conhecida pelos amantes dos vinhos, principalmente aos do estado de São Paulo. Digo isso porque ela tem as vinícolas que até então conseguiram se destacar mais no mercado nacional, e até mesmo internacional, com seus vinhos premiados.
Sendo de altitude elevada e de clima frio, é extremamente proprício para a produção de grandes vinhos de qualidade superior. Além disso a região tem uma excelente gastronomia regional.
- Casa Verrone
- Vinícola Guaspari
- Casa Almeida
- Vinícola e Hospedaria Bonventi
- Vinícola Amana
- Vinícola Floresta São Pedro
- InnVernia
- Vinícola Mirantus
- Vinícola Merum
- Vinícola Terra Nossa
- Terra de Antônio
- Vinícola Lattarini
- Vinícola L'Origine
- Rota do Alto da Mantiqueira
Região de clima ameno, ensolarado durante o dia e mais frio a noite, São Bento do Sapucaí é conhecida principalmente por produzir vinhos brancos e espumantes de ótima qualidade, mas os tintos também são premiados.
- Vinícola Villa Santa Maria
- Vinícola Raízes do Baú - Fazenda Portal da Luz
- Vinícola Entre Vilas
- Espaço Essenza Vinícola Boutique
- Vinícola Ferreira
Quer ver cada Rota com mais detalhes? Cique nos links abaixo:
- Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região);
- Rota dos Bandeirantes (São Roque e região);
- Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região);
- Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região);
- Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região)
#ondetomarvinhoemSP #ondetomarvinhoemsaopaulo #vinhosbrasileiros #vinhosargentinos #vinhosfranceses #vinhosbaratos #melhoresvinhos
Comentários
Postar um comentário